Antes de começar a explanar sobre o planejamento de um projeto usando Métodos Ágeis e PMBOK se faz necessário salientar que...esta é UMA visão de como poder ser conduzido, e NUNCA, jamais, de forma alguma é a única maneira. É preciso ter muito cuidado com o "absolutismo". Cada projeto, empresa, ambiente tem suas peculiaridades e é preciso considerá-las.
Por outro lado, esta forma de planejar projetos usando ambas abordagens é uma das que tenho estudado e aplicado em meu ambiente de trabalho e com bons resultados.
E o PMBOK, o que diz? Na introdução do PMBOK (3ª edição) está escrito:
"...a equipe de gerenciamento de projetos é responsável por determinar o que é adequado para um projeto específico."
Diferenças de Planejamento
Considero muito importante ter um entendimento prévio sobre como cada abordagem (PMBOK e Ágil) aborda o planejamento. Vejamos.
O PMBOK possui um esforço muito grande em planejamento e controle. Tanto que dos 44 processos, 21 são de planejamento e 12 de controle. É uma abordagem chamada de "Plan Driven". Geralmente o sucesso do projeto está relacionado a garantir que o planejado foi executado, e por isso os processos de controle. Procura planejar TUDO antecipadamente e há resistência a mudança.
Os Métodos Ágeis também possuem planejamento e controle. No entanto o mais importante não é seguir o plano, mas gerar valor para o cliente. Uma abordagem chamada de "Value Driven". Está mais aberto as mudanças. Um dos valores do seu manifesto é "Responding to change over following the plan". O plano é mais alto nível, de acordo com a visão que se tem, não há planejamento de tudo antecipadamente, no entanto quanto mais perto o campo de visão, maior o nível de detalhe do planejamento. O princípio é que mudanças são inevitáveis, e quanto menos detalhe de planejamento antecipado, mais felxível estará a mudança quando ela ocorrer.
Ainda falando de Métodos Ágeis, muitos pensam que o planejamento só ocorre na iteração, e que por isso não se tem a visão do todo e a noção de para onde se quer ir fica muito vaga. Não é assim. Há outros níveis de planejamento. Não inicia-se um projeto sem ter uma VISÃO, logo é preciso identificar essa visão, definir as metas no nível estratégico. Essa visão é perfeitamente compatível com a "Declaração Preliminar de Escopo" do PMBOK. No SCRUM, por exemplo, há uma "fase" chamada de Pré-Game onde é trabalhado o planejamento do projeto, se faz o desenho de alto nível da arquitetura, etc.
Outra diferença de abordagem que deve ser considerada é QUEM faz o planejamento. Pelo PMBOK o gerente de projetos é quem faz o planejamento e o responsável por manter o controle. Ele é a figura principal e de maior responsabilidade pelo projeto. O envolvimento da equipe e do cliente é pontual. Já nos Métodos Ágeis o planejamento é feito em equipe, toda a equipe participa e tem responsabilidade, inclusive o cliente (ou representante dele) todo o tempo.
Mesmo com estas diferenças, é possível conciliar as duas abordagens? Sim, é.
Vamos discutir mais e de forma mais prática em outros posts, pois este já está grande.
Nenhum comentário:
Postar um comentário