sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Satisfação do Cliente na Prática

Nesta semana recebemos um feedback muito bom de nosso cliente referente a um projeto finalizado em 2 Sprints (2 semanas cada Sprint):

"A galera toda envolvida está realmente de parabéns!

O comprometimento da tecnologia em relação ao projeto e integração com a área de negócios fizeram deste projeto um sucesso que deveria ser considerado um CASE para outros projetos e outras áreas da empresa."

Isso é a transformação da teoria em prática. FRUTO dos princípios do Manifesto Ágil sendo aplicados no projeto. Alguns dos valores e princípios do manifesto que podemos identifcar através desta frase:

  • Individuals and interactions over process and tools
  • Customer collaboration over contract negotiation
  • Business people and developers must work toghether daily throughout the project
Comunicação e colaboração entre as pessoas, independente de que lado do processo está, isso é fundamental. Qual metodologia usamos? Mais que processo e ferramentas, nos focamos principalmente nos valores e princípios.

Mas e aí? Qual metodoliga usam afinal? Usamos uma "mistura" (não gostei muito desta definição...) de AGILE e PMBOK, tendo como base o SCRUM.

É estimulante e motivador receber este tipo de retorno do cliente, e nos mostra que estamos indo para o caminho certo. Mas não podemos descuidar, é só a pontinha do Iceberg, ainda temos muito caminho pela frente, muitos desafios. Costumo dizer que cada Sprint é uma aventura.

Um comentário:

Tiago Fetter dos Santos disse...

Fala Aleckssandro!

Fico feliz em saber que os frutos do trabalho pioneiro no emprego de metodologias ágeis de GP que começamos no Terra em 2009 seguem sendo colhidos pela equipe de Tecnologia de Publicidade.

Isso se deve, e muito, ao teu conhecimento e estratégia de disseminação da cultura ágil na empresa de forma silenciosa, com menos propaganda e mais foco nos resultados.

Sigam empenhados nesta idéia, que mais resultados positivos e mais feedbacks evidenciando a satisfação da área de negócios virão!

Sucesso pra vocês!