quarta-feira, 8 de julho de 2009

Kids Love to Learn

Parei para refletir e escrever este post ao ler a frase "Kids Love to Learn" na apresentação "6 Secrets to Run a Retrospective Successful" do Boris Gloger feita no Brazil Scrum Gathering 2009 e disponibilizada no blog do Grupo de Usuários de Metodologias Ágeis do RS.

Esta frase foi muito bem colocada, e tem muito a ver com Métodos Ágeis, e mais, com qualquer tipo de aprendigem, seja de Metologias, Tecnologias ou outro assunto qualquer.

É muito comum ouvirmos a expressão "Baby Steps" nas apresentações e relatos de experiências sobre a adoção de Métodos Ágeis. Ou seja, um passo de cada vez, aos poucos, gradualmente. Não é necessário saber tudo para começar.

Uma pessoa adulta, no geral demora mais tempo para aprender que uma criança. A criança está sempre mais aberta a aprender. O aprender é diário, constante e acontece brincando na maioria das vezes. Outras vezes caindo e machucando-se também.

Tenho uma filha com 1 ano e 8 meses e é impressionante como ela aprendeu rápido a não mexer mais no barbeador, após cortar o dedo na lâmina, do que todas as outras vezes em que tentamos ensinar que não deveria pegá-lo. Na verdade, ela não deixou de pegar o barbeador, só que aprendeu a não mexer mais na lâmina. Aprendeu o limite, ainda que por precaução continuemos a ensiná-la a não pegá-lo na mão para evitar novos acidentes.

Um dos grandes diferenciais dos Métodos Ágeis é justamente o estar sempre buscando melhorar, a melhoria contínua, passos pequenos mas focados. A cada iteração o aprendizado vai aumentando, os passos ficando mais firmes, e com o tempo o amadurecimento chega. As vezes também através dos erros, mas ainda assim o aprendizado é com prazer.

Lembro quando fiz o primeiro curso de PMBOK. Sai do curso impressionado e apavorado com a quantidade de informação e áreas que um gerente deveria dominar. Como transformar toda essa teoria em pratica? Será que alguém consegue? Logo percebi que precisaria estudar muito.

Com os Métodos Ágeis também é preciso estudar bastante, mas o estudar vem com naturalidade, instigado através da prática, buscando sempre aprender algo que vai agregar valor ao processo e/ou produto para aquele momento, para aquela realidade. E melhor, você não está sozinho, há um time buscando e aprendendo juntos.

Por isso a Retrospectiva é tão importante, como colocada por Boris. É nela que ocorre o aprendizado, o compartilhar, a calibragem do time, do processo. A melhoria contínua.

No PMBOK dentro dos Processos de Encerramento de projeto existe uma reunião de "Lições Aprendidas", que busca identificar melhorias para os próximos projetos. Como os projetos geralmente são demorados, a aprendizagem acaba não ocorrendo efetivamente a tempo de ser colocada em prática logo ou no próprio projeto em que ocorreu o erro. Há formas de amenizar esse problema, uma delas é fazer este tipo de reunião por fases de entrega.

Voltando a frase inicial, crianças gostam de aprender, sejamos como crianças e um dia seremos adultos em qualquer assunto que nos dedicarmos com prazer. O crescimento será processo natural de nosso dia-a-dia.

Nenhum comentário: