quinta-feira, 21 de maio de 2009

Agile e PMBOK - Um Encontro Marcante Para a Gerência de Projetos

Ontem ocorreu na empresa onde trabalho um evento voltado ao Gerenciamento de Projetos. É um evento de dia inteiro, onde ocorrem palestras com pessoas convidadas de fora da empresa e também de projetos internos da empresa.

É o segundo ano que ocorre este evento (uma louvável iniciativa da empresa e dos organizadores), e o segudo ano que o Daniel Wildt é convidado para palestrar sobre Métodos Ágeis.

Neste ano ocorreu uma situação anormal, mas muito legal e que vai de encontro com o tema do meu Trabalho de Conclusão. A palestra de abertura foi do Daniel, falando sobre "Planejamento com Métodos Ágeis" e a palestra seguinte era sobre "A Gerência da Mudança" por Mauro Sotille do PMI. De um lado uma fera do Agile no Brasil e do outro um mito da Gerência de Projetos, conhecido internacionalmente.

Inevitavelmente surgiram perguntas entre os ouvintes sobre se era possível a convivência e/ou trabalho em conjunto de PMBOK e Métodos Ágeis. Daniel falou que sim, e explicou em que situações eles poderiam trabalhar juntos. Nesse momento acabou citando inclusive meu trabalho, na qual creio que devo compartilhar mais aqui neste canal sobre as conclusões e resultados. Tema para outros posts.

Antes do Daniel concluir a sua palestra, Sotille estava no auditório esperando a sua vez de palestrar. Quando o Daniel terminou sua palestra, o Sotille pediu que o Daniel ficasse para os 15 minutos iniciais de sua palestra.

Sotille fugiu um pouco ao protocolo, e antes de entrar realmente no tema de sua palestra, iniciou falando sobre Métodos Ágeis e o PMBOK. Disse que defende os Métodos Ágeis. Mostrou o quanto este assunto está sendo cada vez mais abordado e olhado pelo PMI. Defendeu que a 4ª Edição do PMBOK, da qual foi um dos colaboradores, teve mudanças influenciadas pelos Métodos Ágeis, entre elas o planejar o projeto iterativamente, por fase. Mostrou que há grupos de estudo de Métodos Ágeis dentro do PMI e que tanto em eventos Agile quando do PMI, tem tido palestrantes de um e outro mundo.

Muitos radicais do mundo Ágil quanto da Gerência de Projetos tradicional não aguentariam ficar no auditório e presenciar uma cena dessas. Mas foi incrível, creio que foi um momento único e que gerará frutos para a empresa e para a Gerência de Projetos aqui no RS.

Claro que sempre há ressalvas.

Uma pessoa que abraça Métodos Ágeis tende a usar como base os principios e valores Ágeis e adaptar para usar alguma prática e/ou gerar algum artefato do PMBOK quando vê que pode gerar algum valor. Vai depender do projeto e do ambiente. Da mesma forma, o PMI defende os Métodos Ágeis não sem suas ressalvas. Ambos estão certos, é preciso ser flexível, sensível ao ambiente e ao projeto.

Lutar um contra o outro não vai trazer ganhos, mas perdas, é perder tempo, e isso não vai gerar valor. Os dois podem conviver juntos? Sim, mas tem que adaptar as necessidades do negócio.

Creio que no futuro, e o Sotille defendeu esse ponto de vista, os dois mundos tendem a estarem cada vez mais integrados, e o PMBOK cada vez mais alinhado com os Métodos Ágeis.

Nenhum comentário: