sábado, 11 de outubro de 2008

Sprint 6 - Review e Retrospective

Final do Sprint 6.

A meta do Sprint (Sprint Goal) foi atingido: Autenticação na área de administração do site e publicação do release.

Porém uma tarefa não foi concluída e deverá continuar no próximo Sprint: Reler materiais da Michelle e outros relacionados ao tema do TCC.

Impedimento:

O final do Sprint 5 foi o final do Release 1 e deveria ter sido feito deployment da aplicação no serviço de hospedagem para validação do cliente. Porém houveram várias dificuldades que fizeram com que esta tarefa virasse uma hisrória do Sprint 6 e ocupou praticamente todo tempo dispensado na primeira semana do Sprint 6.

Entre as dificuldades estiveram problemas no ambiente de hospedagem e um chamado foi aberto para o provedor. Depois a dificuldade de fazer o deployment, primeiro para conseguir configurar o banco e depois conseguir fazer a aplicação rodar. Certamente a minha inexperiência com este ambiente Ruby on Rails foi determinante. Mas como se aprende com os erros, agora estou mais experiente e esta se tornou uma tarefa bem mais simples.

Retrospective:

Pontos Fortes:
  • Os pontos a melhorar aprontados no Sprint anterior foram atacados neste Sprint.
  • Comunicação com o cliente, o quadro branco que deu mair visibilidade e o artefato do PMBOK (a criação da EAP que mapeia os Releases / Sprints / Histórias).
  • O deploy do release 1 para validação do cliente, embora atrasado.


Pontos a Melhorar:

  • Comunicação com o cliente, embora tenha melhorado neste Sprint, tem que crescer ainda mais para os próximos Sprints. Principalmente a questão de validação e planejamento.
  • Representar no quadro branco as tasks, pois neste Sprint estiveram representadas apenas as histórias.
  • Continuar estudando materiais relacionados ao PMBOK e Métodos Ágeis.
    Pensar em critérios de validação para as histórias.

Nenhum comentário: