quinta-feira, 27 de maio de 2010

KICKOFF de Projetos pela Visão Ágil

Sendo simplista, Kickoff, na linguagem de projetos Kickoff Meeting, é uma reunião formal que ocorre no início do projeto com todas as partes envolvidas para oficializar o início do projeto e alinhar o entendimento de todos. É o pontapé inicial.

Essa reunião é considerada por muitos uma boa prática de gerenciamento de projetos, e nisto estou de acordo.

Agora um fato surpreendente provavelmente para muitos: o PMBOK não fala nada sobre essa reunião. Absolutamente nada. Nem como kickoff, nem como reunião inicial ou algo do tipo.

Normalmente em projetos tradicionais essa reunião ocorre apenas uma vez durante todo o projeto, obviamente o mais próximo possível do início. Mas em projetos Ágeis?

Em projetos Ágeis também pode ocorrer uma reunião desse tipo no início do projeto, mas não para por aí. O pontapé inicial ocorre várias vezes ao longo do projeto, é iterativo.

Na minha livre interpretação, a cada iteração a reunião de planejamento é uma reunião de kickoff. E creio que esta interpretação e prática está mais próxima da origem do termo kickoff.

O termo Kickoff vem do inglês e é usado para nomear o chute inicial de uma partida de futebol americano, mas também é utilizado no Soccer. Para nossa analogia vamos usar nosso futebol (soccer).

Quantas vezes ocorrem o chute inicial em uma partida? No mínimo duas vezes, e no máximo infinitas vezes. Não apenas uma!!!

Ocorre no início de cada tempo (1º e 2º), também para reiniciar o jogo após cada gol (logo, infinitas vezes) e se tiver prorrogação, a cada início de tempo.

Ainda mais interessante é que a cada reinicio da partida, é uma oportunidade para a equipe se reorganizar novamente em campo. Isso é Ágil.

Com essa analogia podemos dizer que uma partida de futebol é como um projeto, e que também há reuniões de kickoff em Métodos Ágeis. No entanto, existe o princípio, não o termo em si. Mas o melhor é que projetos Ágeis são muito mais aderente a origem do termo.

Nenhum comentário: