quinta-feira, 11 de junho de 2009

A Meta


Nesta semana terminei a leitura do livro "A Meta" (The Goal). Primeiro livro escrito por Eliyahu Goldratt em 1984 e que apresentou ao mundo a Teoria das Restrições (TOC - Theory of Constraints). Livro fascinante, que expõe toda a teoria de forma bem prática por sinal, atavés de um romance, mostrando a aplicação em uma fábrica. É o tipo de livro que não se consegue largar até chegar ao final.


Por muito tempo a TOC, era para mim, apenas mais uma sigla neste universo de siglas que estamos acostumados a ver por todos os lados. Essa visão errônea mudou quando fiz um mini-curso de um dia com o Adail Retamal (um dos especialistas em TOC no Brasil) no evento Porto Alegre Agile Weekend.


A TOC é também um processo de melhoria contínua, e que é utilizada por muitas empresas no mundo inteiro e em diversas áreas de atuação. Desde a manufatura, TI, logística, marketing, finanças e como não poderia deixar de ser, também no gerenciamento de projetos. Corrente Crítica (Critical Chain) é inclusive reconhecido pelo PMBOK como uma técnica para o gerenciamento de projetos. A Corrente Critica foi publicada em 1997 através do livro Critial Chain também de Eliyahu Goldratt, e é um método para planejamento, execução e gerenciamento de projetos, tendo alcançado resultados surpreendentes quando aplicado.


Há ainda outros livros escritos por Eliyahu Goldratt que abordam a TOC sobre vários aspectos, inclusive na educação. A TOC é muito ampla, é bom senso, é uma série de ferramentas que ajudam na solução de problemas.


Ela tem alcançado cada vez mais adeptos no mundo todo, à medida que tem revolucionado a forma de gerenciamento de empresas, negócios e projetos. Mais de 200 universidades tem a TOC em seus currículos e os livros já possuem mais de 3 milhões cópias vendidas. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário: