domingo, 14 de setembro de 2008

Sprint 4 - Review e Retrospective

Final do Sprint 4, e com sucesso. Sprint Goal alcançado: Converter atual site em Ruby on Rails buscando informações do banco de dados.

É perceptível que a medida que o conhecimento de Ruby e Rails vai aumentanto, a quebra das histórias em tarefas vão ficando mais fácies e efetivas, com melhor estimativa.

Ainda tive muitas dificuldades com Ruby e Rails, e perdi um bom tempo pesquisando como fazer certas coisas nesta linguagem e framework. Certamente com o tempo e a natural familiarização com estas tecnologias farão o desempenho melhorar ao longo do projeto. Sobre os problemas específicos, relatarei em um post a parte, pois creio que poderá ajudar outras pessoas que estão também começando com Ruby on Rails.

Neste Sprint tomei a decisão de finalizar os Sprints no sábado, porém para este Sprint ainda precisei do domingo, pois este dia a menos fez falta para a conclusão das tarefas, e acaba que estou novamente usando o domingo para finalizar um Sprint e planejar o próximo.


Sprint Retrospective

Pontos Positivos

  • Aumento do conhecimento em Ruby on Rails. A cada tarefa, mesmo com as dificuldades naturais de quem estuda uma nova tecnologia, a familização com o Ruby on Rails vai crescendo e o gosto pela linguagem também.
  • As tarefas foram melhor organizadas e estimadas. Aqui há dois motivos que influenciam, a familiarização com o SCRUM e com o Ruby on Rails.
  • A quebra da história original do cliente em duas, ajudou na execução do trabalho. A história original estava muito grande para a atual velocidade do time. Foi uma decisão acertada.

Pontos para Melhorar

  • A comunicação com o cliente. A partir deste ponto do projeto é necessário uma comunicação mais efetiva para o planejamento e revisão das histórias. É preciso "trazer o cliente para perto" no projeto.
  • Criar um "quadro branco" para acompanhamento do projeto. Estou usando o blog e planilhas, mas ainda sinto falta do quadro branco. Certamente ele iria facilitar, pois mesmo sem ligar o computador, diariamente me depararia com o status do projeto. Preciso providenciar.
  • Estudar mais o Ruby e o Rails. Para isso preciso mais tempo. Senti que praticamente não saí do lugar sem consultar várias vezes os tutoriais e sites na internet para fazer as tarefas. Muitas vezes, não sei a sintaxe dos comandos e qual a melhor forma de desenvolver no Ruby on Rails, sinto até que posso em alguns casos estar ferindo o modelo MVC. Preciso estudar mais sobre a linguagem e o framework, em horários fora do alocado para o projeto.
  • Relacionar os artefatos / práticas ágeis com o PMBOK. Até este momento, execução do projeto, não estou sentindo necessidade de fazer associações de práticas do PMBOK com o SCRUM. Creio que preciso parar em algum momento para olhar essa questão, mesmo que seja para chegar a conclusão de que é isso mesmo.

Um comentário:

Daniel Wildt disse...

Relacionar os artefatos / práticas ágeis com o PMBOK. Até este momento, execução do projeto, não estou sentindo necessidade de fazer associações de práticas do PMBOK com o SCRUM. Creio que preciso parar em algum momento para olhar essa questão, mesmo que seja para chegar a conclusão de que é isso mesmo.

Quer algo para pensar? Quer trazer o cliente para perto? Olha gestão da Comunicação... Project Communication Management para ti. Outra, revisa os materiais da Michele Sliger (http://www.sligerconsulting.com/).