domingo, 24 de agosto de 2008

Sprint 3 - Iniciando com Rails

Neste Sprint estou estudando Ruby on Rails.

Para começar escolhi um tutorial e comecei a seguir os seus passos. Escolhi um que fora indicado por um colega do FUROR (Facensa Usuários de Ruby on Rails) da faculdade.

Primeiro comecei instalando o Ruby e o Rails. Não poderia ser diferente. Rails versão 2.1 baixada do site oficial.

Seguindo nos próximos passos do tutorial, a cada passo, minha admiração pelo Rails foi aumentando, ao passo que me divertia com o estudo desta nova tecnologia.


Dificuldade 1 - Camada View

Até que surgiu a primeira dificuldade, os arquivos .rhtml indicado para as páginas do view não estavam funcionando. Detalhe: o tutorial é baseado na versão 1.1, no entanto instalei a última versão, a 2.1.

Então comecei a procurar e logo encontrei as mudanças que haviam ocorrido com relação a esta camada.

Arquivos de view e layout que antes usavam a extenção .rhtml agora são nomeados como .html.erb.

Veja mais em Ruby Brasil.


Dificuldade 2 - Scaffold

Também não estava conseguindo fazer funcionar o scaffold como indicado no tutorial. Nova pesquisa e cheguei a solução neste blog.


Dificuldades a parte, estou impressionado com a quantidade de materiais, sites, blogs, fórum, e outros sobre Ruby e Ruby on Rails. Ao fazer a minha pesquisa facilmente me envolvia com as leituras pulando de link em link, com assuntos muito interessantes. Quando percebia já estava lendo sobre assuntos não diretamente relacionados com o meu problema.

Nenhum comentário: