domingo, 28 de setembro de 2008

Sprint 5 - Review e Retrospective

Logo no início do Sprint houve um replanejamento. A história inicial foi divida em duas histórias, conforme dica do Daniel.

A história 7 foi quebrada em 7 e 8, de maneira que a sete ficou para a edição de textos e a 8 de imagens e banners.

O Backlog ficou assim:



7.1. Criar edição de artigos (textos). - 3h
7.2. Criar exclusão de artigos. - 1h
8.1. Criar edição de banners. - 3h
8.2. Criar exclusão de banners. - 1h
8.3. Alterar site para full banner ser rotativo. - 1h
8.4. Alterar site para exibir banners ativos. - 1h
8.5. Criar upload de imagens/arquivos. - 5h
X.1. Selecionar e instalar uma IDE para Ruby on Rails. - 3h
X.2. Publicar site em Ruby on Rails / Release 1 - 2h



Os itens X são itens administrativos que não são vinculados a nenhuma história diretamente.

Aqui fica uma questão a pensar para os próximo Sprints, como tratar esse tipo de tarefa? Criar histórias para elas?

Deste backlog 3 tarefas não foram concluídas, porém não influenciaram no Sprint Goal, que foi contemplado com sucesso.

As tarefas não concluídas foram as 8.3, 8.4 e X.2. O importante era a edição dos banners e imagens e isso foi feito. Estas tarefas não eram uma exigência do cliente, foram planejadas pela equipe para dar maior controle e ao cliente.

Como não foram atendidas, deverão ser contempladas em outra história / Sprint se for solicitado pelo cliente.

No caso da X.2 não foi possível publicar por problemas no serviço de hospedagem. Estou com chamado aberto para eles e assim que resolverem o problema farei a publicação para a validação do cliente.

Sprint Retrospective

Pontos positivos:

  • O uso de uma IDE, no caso o NetBeans melhorou a produtividade.
  • Velocidade no projeto está aumentando a cada Sprint.

Pontos a melhorar:

  • A comunicação com o cliente. Comunicação mais efetiva para o planejamento e revisão das histórias.
  • Criar um quadro "branco" para acompanhamento do projeto.
  • Relacionar os artefatos / práticas ágeis com o PMBOK.

Nenhum comentário: